A MODIKO® viu em 2013 ter sido considerada elegível a candidatura ao QREN com o projeto de casas passivas MODIKO®, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional Regional do Centro, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico – Projetos I&DT Empresas Individuais.
O montante do investimento é de cerca de 300.000 euros.
O projeto está a ser desenvolvido desde Novembro de 2013, e conta como entidade subcontratada a Universidade de Aveiro. Esta parceria é de extrema importância dado o carácter de inovação e desenvolvimento que impulsionou o projeto.
Com o projeto “MODIKO® Passive House” pretende-se atingir uma performance energética definida à luz do standard mais exigente que se conhece para este domínio específico, sendo um projeto pioneiro a nível mundial pois não existe nenhuma construção de casas modulares em aço leve observando este standard.
Note-se que o consumo energético exigido pelo Standard Passivhaus é cerca de 80% menor em relação a uma casa regulamentar ao abrigo do RCCTE em vigor atualmente em Portugal.
No final do projeto poder-se-ão obter valores medidos em contexto real, tirando partido duma instalação experimental que será monitorizada, após a sua construção e durante a sua ocupação efetiva e quotidiana por uma família durante 5 anos.