Depois de ter obtido certificados, emitidos por laboratórios estrangeiros independentes, que lhe garantem o total respeito pelas normas exigidas e a qualidade do sistema, a MODIKO® iniciou uma parceria com o LNEC de forma a obter a ETA que lhe dará acesso á marca CE.
A Diretiva Comunitária dos Produtos de Construção (DPC) foi criada com o objetivo de enquadrar o funcionamento do mercado interno europeu dos produtos da construção, estabelecendo condições para a sua livre circulação e definindo os procedimentos a adotar com vista a garantir que os produtos se revelem adequados ao fim a que se destinam, de modo que os empreendimentos em que venham a ser aplicados satisfaçam as exigências essenciais. A aposição da marcação CE nos produtos de construção é a evidência dada pelo fabricante de que esses produtos estão conformes com as disposições das diretivas comunitárias que lhes são aplicáveis.
As ETA`s (Aprovações Técnicas Europeias) são especificações técnicas previstas na DPC, com as quais se torna possível a marcação CE de produtos inovadores, associando-se a definição do produto e das suas características, a uma apreciação favorável da sua aptidão ao uso.
Neste sentido o grupo Metalusa está a trabalhar em parceria com o LNEC (Organismo de Avaliação Técnica em Portugal) no sentido de obter a ETA relativa ao Kit para edifícios prefabricados com estrutura reticulada metálica MODIKO® em conformidade com a ETAG25.
Assim, estão a ser desenvolvidos estudos/ensaios que complementam os já realizados anteriormente no Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico CIDENCO (Espanha) visando a caracterização do sistema, tendo como foco as exigências essenciais para a marcação CE: resistência mecânica e estabilidade; segurança contra incêndio; higiene, saúde e ambiente; segurança na utilização; proteção contra o ruído; economia de energia e isolamento térmico.
Através da marcação CE assegurar-se-á o reconhecimento europeu da excelência do desempenho do sistema de construção industrializado MODIKO® garantindo o cumprimento dos requisitos essenciais que visam a segurança, saúde e proteção do ambiente.
A MODIKO® será o primeiro sistema de construção Modular em aço com a marcação CE, que atesta a qualidade do sistema e de todo seu processo de fabrico e montagem.